25 - ELEGANTE Eryngium elegans Cham. & Schltdl. (APIACEAE)
25- Elegante – Eryngium elegans Cham. & Schltdl. (APIACEAE)
Ervas eretas, com altura em torno de 30 cm, do centro cresce um longo escapo com inflorescências de até 1,40 m com aspecto similar ao de uma bromélia, disposta em roseta. Planta com característico rizoma preto. Folhas basais eretas, de 8,5 a 20 x 0,7 a 2 cm, em geral ovais ou lanceoladas, dilatadas na base, e margem na forma de serra. Inflorescência na forma de capítulo globoso, de 0,5 a 0,8 cm, cujo eixo é cilíndrico, estriado, de 0,6 a 1 m de altura, rígido, ereto; cercado de algumas brácteas pontiagudas. Flores alvo-esverdeadas, dispostas em pequenos grupos arredondados. Forma fruto pequeno, por volta de 2 mm, de forma ovalada. Floração de dezembro a março.
Distribuição: No Brasil, ocorre nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com clara preferência por lugares pantanosos, solos pobres, margens de rio, às vezes em matas e cerrados.
Situação em São Paulo: Ocasionalmente encontrada em terrenos baldios, beiras de estrada e rodovias. Difícil dizer se ela é rara na cidade: tem na USP, no Parque Burle Marx e pelos lados de Pirituba.
Como plantar:
Usos: Potencial ornamental formando uma forração interessante com belo efeito quando em flor. As hastes florais podem ser secas e usadas como decoração.
ELIZALDE, J. H. I.; LALLANA, V. H. REVISIÓN SOBRE ASPECTOS BIOECOLÓGICOS DE ESPECIES DEL GÉNERO ERYNGIUM (APIACEAE). REV. FACULTAD DE AGRONOMÍA, UBA, V. 20, N. 2, P. 269-279, 2000.
WANDERLEY, MARIA DAS GRAÇAS LAPA ET AL. FLORA FANEROGÂMICA DO ESTADO DE SÃO PAULO. RIMA, VOL 4, 2005.
Capins-rabo-de-burro, no Cerrado Infinito da Nascente.
Coletando sementes de capim Rabo de Burro, não tem segredo, terrinha, sol, e uma boa irrigação, e BUM! Você terá centenas de mudas!